No domingo (28/02), aconteceu a maior premiação do cinema mundial: o Oscar. A edição deste ano destacou-se pelos filmes que abordam questões relacionadas a práticas de excelência de gestão.

Os filmes indicados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas trazem à tona temáticas presentes no dia a dia das organizações e ressaltam a importância de investir no aprimoramento de processos. Mais além, reforçam o valor do desenvolvimento de um planejamento estratégico e das lideranças para alcançar os resultados.

Conheça, abaixo, alguns filmes indicados ao Oscar deste ano que ressaltam a importância da gestão.

 

Spotlight: Segredos Revelados

O vencedor da categoria “melhor filme” do Oscar deste ano, Spotlight: Segredos Revelados, é baseado na história real de um grupo de jornalistas de Boston, que reúne documentos capazes de provar diversos casos de abuso de crianças, causados por padres católicos.

“Tanto no filme como nas empresas, ser o primeiro é fundamental para ganhar market share, tornar-se líder, ser conhecido”, comenta o coordenador de Projetos da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Luiz Eduardo Teixeira Malta. “Se traçarmos um paralelo com qualquer empresa no mercado, podemos comparar esse grupo de jornalistas a um grupo de inovação. Da mesma forma que eles demandam tempo para apurar os fatos, cruzar informações e ter certeza de que estão certos, um grupo de inovação precisa de tempo para levantar informações de mercado para executar uma nova ação”, complementa.

Spotlight-Image

 

 

A grande aposta

Gerenciamento de crise é o grande tema trabalhado no filme indicado a cinco categorias do Oscar 2016. Ao abordar as questões que envolveram a crise econômica que abateu os EUA em 2008, a obra ressalta a importância da gestão para prever intempéries e momentos de adversidade nos negócios.

a grande apostajpg

 

Divertida Mente

A animação indicada ao Oscar aborda, de forma lúdica e sensível, a influência das emoções no desenvolvimento pessoal de cada colaborador dentro de um negócio. Diante das novidades impostas à protagonista Riley, o filme trabalha a questão de formação de líderes e da preparação das equipes para assumir as responsabilidades quando o líder não está presente.

divertida mente

 

Joy: O nome do sucesso

Diante do desafio de superar uma adversidade, a protagonista Joy Mangano mudou a sua vida a partir de uma boa ideia. A trajetória de uma jovem empresária ressalta questões que abordam a importância da liderança, da gestão em momentos de crise, da capacidade de inovar e de um planejamento propositivo.

Joy

 

Ponte dos espiões

A defesa de um espião russo é o ponto de partida para a trama do filme indicado a seis categorias do Oscar 2016. A história de um advogado norte-americano que assume o caso de um capturado pelo FBI, em plena Guerra Fria, aborda a importância das informações e do conhecimento para uma boa gestão e o gerenciamento de crises.

Ponte-dos-espiões

Fonte: Fundação Nacional da Qualidade

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *