03out 2016

  Uma empresa é composta essencialmente por pessoas, e estas devem ser balizadas por sua cultura organizacional que, por sua vez, consiste nas crenças, valores, regras de conduta, morais e éticas, e ainda em princípios e políticas de gestão implantadas pela organização. Estes elementos evidenciam a importância da cultura organizacional de uma empresa como o […]

14set 2016

  Todos nós esperamos que o líder seja um super-herói, alguém capaz de motivar a equipe, suportar pressões, colocar seu conhecimento e experiência à disposição para que o grupo alcance resultados. Mas também queremos ser comandados por pessoas que não se sintam intimidadas em momentos decisivos, por exemplo, quando é necessário repreender um membro da […]

05set 2016

  Tomar decisões, direcionar a equipe e comandar projetos são algumas das atribuições de um líder.. Não existe, porém, uma fórmula única para executar essas tarefas com sucesso. Dependendo do objetivo a ser alcançado, o estilo da chefia pode variar – e muito. O professor George Kohlrieser, da escola de negócios suíça IMD, uma das mais importantes […]

30ago 2016

  O esporte é uma metáfora quase perfeita para os negócios. Para ter sucesso em ambos, é preciso traçar objetivos claros, ter inteligência emocional e estar disposto a correr riscos, por exemplo. Abaixo, veja 7 lições que os campeões olímpicos têm a ensinar aos líderes de empresas, segundo especialistas ouvidos por EXAME.com. Aprender com os resultados e, […]

17ago 2016

  Depois que sua consultoria analisou mais de um milhão de pessoas, o presidente da TalentSmart descobriu uma característica presente em 90% dos funcionários de maior destaque. É a inteligência emocional, principalmente atrelada ao autocontrole, “uma habilidade que desencadeia uma produtividade massiva ao manter a pessoa focada e no caminho certo”, escreveu Travis Bradberry em […]

09ago 2016

  Por menor que seja a empresa, deve-se buscar conhecer as competências dos funcionários em comparação com aquelas requeridas pela estratégia da empresa. Ou seja, o melhor meio para você identificar o perfil de seus funcionários e aproveitar melhor suas habilidades é adotar um modelo de gestão por competência. Em primeiro lugar, ao definir a estratégia da […]

01ago 2016

Relações perenes com nossos clientes é tudo que nós empresários queremos. Quem não deseja bons clientes para sempre? A verdade é que clientes não são para sempre. Você está sempre sujeito a perdê-los para seus concorrentes. Não fosse desta forma, você também não conseguiria conquistar novos clientes, não é verdade? A primeira dica para manter seus […]

21jul 2016

  O especialista em gestão Vicente Falconi responde a dúvidas dos leitores de EXAME sobre problemas. O que importa mais, evitá-los ou saber resolvê-los? 1. Muitos falam que as pessoas devem ser exímias resolvedoras de problemas. Mas ninguém enfatiza algo mais importante: evitar que eles ocorram. Evitar problemas é tarefa quase invisível, enquanto solucioná-los dá muita […]

12jul 2016

  Se você é um líder de nível gerencial, certamente, a sua reação quando um colaborador da sua equipe lhe apresenta um problema é tentar resolver, dar conselhos, orientar, agir e apagar o incêndio. Afinal, é isso que se espera do líder, certo? Errado… Estudo recente realizado pela BMI – Brazilian Management Institute – revela […]

01jul 2016

  Falamos o tempo todo de networking. Como é importante ter contatos especialmente nessa hora de crise, quando é essencial ter uma rede que nos ajude na busca por uma recolocação de trabalho ou de informações relevantes de um curso novo, uma palestra motivacional, alguma informação de mercado que nos auxilie a entender quais áreas […]